Como Elaborar um Projecto de Investimento

João Barroca

João Barroca

João Pedro Barroca é um economista certificado pela Ordem dos Economistas com Cédula Profissional nº 15107, possui uma licenciatura em Gestão e mestrado em Economia Portuguesa e Integração Internacional pelo ISCTE.
Docente no Ensino Superior na área da Gestão e Empreendedorismo e Formador em diversos Institutos Públicos e Privados.

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A elaboração de um projecto de investimento completo, credível e objectivo, não é propriamente uma tarefa de fácil, antes pelo contrário, trata-se de um estudo complexo, que deverá obedecer a uma estrutura específica, e que deve ser preparado e elaborado de forma cuidada e pensada.

Um bom projecto de investimento, não é um estudo que se realize em poucas horas, focando apenas linhas gerais, alicerçadas em ideias soltas, com base na intuição do empreendedor. O mesmo, deverá ser desenvolvido de forma bastante disciplinada, sustentado com uma investigação e pesquisa aprofundada, sobre as diversas etapas da sua elaboração, pois só assim será possível, transmitir a credibilidade desejada a um potencial investidor, e entidades financiadoras como uma sociedade de capital de risco, um business angel ou a banca comercial.

Presentemente, se pretende criar uma nova empresa, ou realizar investimentos numa empresa já existente, e caso tenha necessidade de recorrer a capital alheio, será obrigatório e indispensável a realização de um projecto de investimento, para obtenção do financiamento desejado.

Neste seguimento, faz todo o sentido abordarmos a estrutura ideal de um projecto de investimento, sendo que, este tema gera alguma controvérsia entre economistas, gestores, consultores e outros profissionais da área, pois não existe uma fórmula certa, aplicável a qualquer tipo de investimento ou empresa.

Tendo em conta que, um projecto de investimento deve ser composto, por um plano de negócios e um estudo de viabilidade económico-financeiro, podemos concluir que, a estrutura ideal de ambos irá variar, consoante o sector onde a empresa está ou estará inserida, bem como os principais objectivos, que o investimento a realizar contempla.

Partilho consigo, um modelo de estrutura para a realização de um bom plano de negócios, e estudo de viabilidade económico-financeira, que de alguma poderá ser transversal, a qualquer sector de actividade, e caso a mesma seja integralmente respeitada, permitirá obter um produto final de elevada qualidade.

PLANO DE NEGÓCIOS:

  • Sumário executivo;
  • Apresentação e caracterização do projecto;
  • Apresentação e caracterização do promotor;
  • Visão, missão e valores da futura empresa;
  • Objectivos de curto, médio e longo prazo;
  • Posicionamento do negócio;
  • Análise do mercado e do sector;
  • Análise da concorrência directa e indirecta;
  • Plano de marketing;
  • Análise S.W.O.T;
  • Análise P.E.S.T;
  • Organograma da empresa;
  • Análise dos principais fornecedores e parceiros de negócio;
  • Avaliação final e controlo;

ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICO-FINANCEIRO:

  • Pressupostos do negócio;
  • Projecção do volume de negócios;
  • Projecções do CMVMC – Custos das mercadorias vendidas e matérias consumidas;
  • Fornecimentos e serviços externos (fixos e variáveis);
  • Gastos com pessoal;
  • Investimento em capital fixo;
  • Investimento em fundo maneio necessário;
  • Plano de financiamento;
  • Plano de tesouraria;
  • Balanço previsional;
  • Demonstração de resultados;
  • Mapa dos Cash-flows operacionais;
  • Avaliação da viabilidade do projecto (VAL, TIR e Payback period);
  • Break-Even Point;
  • Indicadores Económicos Financeiros (Análise dos principais rácios de gestão);
  • Análise de sensibilidade;
  • Conclusões sobre a viabilidade económica do projecto.

É importante mencionar que, não deve esquecer os documentos a constar nos anexos, de ambos os estudos, como por exemplo no plano de negócios, a existência de um mapa de localização ilustrado da sua empresa, caso a mesma seja estratégica para o sucesso do negócio, um layout do seu espaço comercial, o seu curriculum vitae enquanto promotor, documentos de identificação pessoal, fotografias ilustrativas do produto a ser comercializado, como por exemplo um protótipo, entre outros elementos que sejam relevantes para sustentar a sua ideia de negócio. Por outro lado, no estudo de viabilidade económico-financeira, deverão constar todas as facturas pró-forma, propostas de orçamento, e outro tipo de pesquisas para recolha de informação financeira, realizadas pelo promotor e que comprovam o volume de investimento projectado.

Para concluir, se possui uma ideia de negócio e pretende materializa-la com a criação de uma empresa, deverá realizar uma pesquisa de mercado, contactando e reunindo com mais do que um consultor especializado em projectos de investimento, que esteja devidamente habilitado para o efeito, seja pela sua experiência profissional, capacidade técnica e área de formação base, para recolher opiniões e pareceres técnicos diferentes sobre o projecto a realizar, e poder assim optar pela melhor solução tendo em conta, o rácio custo-benefício.

Lembre-se que, este é o primeiro investimento que deve realizar, talvez o mais importante de todos, na qualidade de futuro empreendedor, como tal deve agir de forma ponderada, sensata e racional, não se deixando iludir com facilitismos, atalhos, e valores despropositados para a prestação de um serviço sério e credível, desta natureza.

Espero que, esta abordagem lhe seja útil para a elaboração do seu projecto!

Um abraço,

João Pedro Barroca

Membro da Ordem dos Economistas (C.P 15107)

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