A avaliação de empresas e negócios consiste no processo usado para o apuração do valor de uma determinada entidade, seja ela comercial, industrial, de serviços ou ainda de investimento, que tem como intuito exercer uma actividade económica. A avaliação de empresas também é conhecida como Valuation, que é o seu termo correspondente em inglês.
Este processo que permite estimar o valor de uma empresa na ótica do negócio (entreprise value) e na ótica do capital (equity value) que considera a estrutura de capital utilizada pela empresa e foca-se no valor gerado para os accionistas.
Os três modelos de avaliação de empresas que recorremos:
Permite definir o Valor Económico da Empresa e o Valor do Capital, na ótica do investidor. Pode ser utilizado tanto em empresas com ritmo de evolução normal como em empresas em fase de crescimento, em particular na fase inicial do ciclo de vida.
O valor da empresa é estimado por comparação com valores de cotação ou de transação de empresas com características semelhantes, com base em rácios (multiplicadores) relcionados com o EBITDA, Vendas, Resultado Líquido, entre outros.
O valor da empresa é estimado pelo Valor do Património físico e financeiro, valorizado pelo seu valor de mercado e ou de reposição em função de haver descontinuidade ou continuidade da exploração.
O processo de avaliação de uma empresa é indispensável em situações como as seguintes:
Alterações na estrutura societária/acionista;
Operações de fusões, aquisições ou cisões;
Suporte à tomada de decisões estratégicas sobre investimentos ou desinvestimentos;
Serviço de suporte a investidores;
Sucessão, divórcio e/ou partilhas.