A elaboração de um projecto de investimento completo, credível e objectivo, não é propriamente uma tarefa de fácil, antes pelo contrário, trata-se de um estudo complexo, que deverá obedecer a uma estrutura específica, e que deve ser preparado e elaborado de forma cuidada e pensada.
Um bom projecto de investimento, não é um estudo que se realize em poucas horas, focando apenas linhas gerais, alicerçadas em ideias soltas, com base na intuição do empreendedor. O mesmo, deverá ser desenvolvido de forma bastante disciplinada, sustentado com uma investigação e pesquisa aprofundada, sobre as diversas etapas da sua elaboração, pois só assim será possível, transmitir a credibilidade desejada a um potencial investidor, e entidades financiadoras como uma sociedade de capital de risco, um business angel ou a banca comercial.
Presentemente, se pretende criar uma nova empresa, ou realizar investimentos numa empresa já existente, e caso tenha necessidade de recorrer a capital alheio, será obrigatório e indispensável a realização de um projecto de investimento, para obtenção do financiamento desejado.
Neste seguimento, faz todo o sentido abordarmos a estrutura ideal de um projecto de investimento, sendo que, este tema gera alguma controvérsia entre economistas, gestores, consultores e outros profissionais da área, pois não existe uma fórmula certa, aplicável a qualquer tipo de investimento ou empresa.
Tendo em conta que, um projecto de investimento deve ser composto, por um plano de negócios e um estudo de viabilidade económico-financeiro, podemos concluir que, a estrutura ideal de ambos irá variar, consoante o sector onde a empresa está ou estará inserida, bem como os principais objectivos, que o investimento a realizar contempla.
Partilho consigo, um modelo de estrutura para a realização de um bom plano de negócios, e estudo de viabilidade económico-financeira, que de alguma poderá ser transversal, a qualquer sector de actividade, e caso a mesma seja integralmente respeitada, permitirá obter um produto final de elevada qualidade.
PLANO DE NEGÓCIOS:
- Sumário executivo;
- Apresentação e caracterização do projecto;
- Apresentação e caracterização do promotor;
- Visão, missão e valores da futura empresa;
- Objectivos de curto, médio e longo prazo;
- Posicionamento do negócio;
- Análise do mercado e do sector;
- Análise da concorrência directa e indirecta;
- Plano de marketing;
- Análise S.W.O.T;
- Análise P.E.S.T;
- Organograma da empresa;
- Análise dos principais fornecedores e parceiros de negócio;
- Avaliação final e controlo;
ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÓMICO-FINANCEIRO:
- Pressupostos do negócio;
- Projecção do volume de negócios;
- Projecções do CMVMC – Custos das mercadorias vendidas e matérias consumidas;
- Fornecimentos e serviços externos (fixos e variáveis);
- Gastos com pessoal;
- Investimento em capital fixo;
- Investimento em fundo maneio necessário;
- Plano de financiamento;
- Plano de tesouraria;
- Balanço previsional;
- Demonstração de resultados;
- Mapa dos Cash-flows operacionais;
- Avaliação da viabilidade do projecto (VAL, TIR e Payback period);
- Break-Even Point;
- Indicadores Económicos Financeiros (Análise dos principais rácios de gestão);
- Análise de sensibilidade;
- Conclusões sobre a viabilidade económica do projecto.
É importante mencionar que, não deve esquecer os documentos a constar nos anexos, de ambos os estudos, como por exemplo no plano de negócios, a existência de um mapa de localização ilustrado da sua empresa, caso a mesma seja estratégica para o sucesso do negócio, um layout do seu espaço comercial, o seu curriculum vitae enquanto promotor, documentos de identificação pessoal, fotografias ilustrativas do produto a ser comercializado, como por exemplo um protótipo, entre outros elementos que sejam relevantes para sustentar a sua ideia de negócio. Por outro lado, no estudo de viabilidade económico-financeira, deverão constar todas as facturas pró-forma, propostas de orçamento, e outro tipo de pesquisas para recolha de informação financeira, realizadas pelo promotor e que comprovam o volume de investimento projectado.
Para concluir, se possui uma ideia de negócio e pretende materializa-la com a criação de uma empresa, deverá realizar uma pesquisa de mercado, contactando e reunindo com mais do que um consultor especializado em projectos de investimento, que esteja devidamente habilitado para o efeito, seja pela sua experiência profissional, capacidade técnica e área de formação base, para recolher opiniões e pareceres técnicos diferentes sobre o projecto a realizar, e poder assim optar pela melhor solução tendo em conta, o rácio custo-benefício.
Lembre-se que, este é o primeiro investimento que deve realizar, talvez o mais importante de todos, na qualidade de futuro empreendedor, como tal deve agir de forma ponderada, sensata e racional, não se deixando iludir com facilitismos, atalhos, e valores despropositados para a prestação de um serviço sério e credível, desta natureza.
Espero que, esta abordagem lhe seja útil para a elaboração do seu projecto!
Um abraço,
João Pedro Barroca
Membro da Ordem dos Economistas (C.P 15107)